Eleições 2020: Mesários do Ceará serão chamados por WhatsApp e E-mails

Os mesários deverão atualizar seus dados pessoais no site do TRE-CE e aguardar cartas convocatórias através de e-mail ou WhatsApp.

Por:

A Justiça Eleitoral no Ceará mobiliza mesários de todo o Estado para que atualizem os dados no Formulário de autorização de convocação eletrônica, a fim de viabilizar o recebimento das cartas convocatórias por e-mail ou WhatsApp. São cerca de 75.200 mesários que auxiliam a Justiça Eleitoral cearense na missão de garantir o exercício livre e consciente do voto, visando à escolha de seus representantes.

Convocação

Em 2018, os cartórios eleitorais cearenses já utilizaram a convocação eletrônica por e-mail. No entanto, a adesão dos mesários, especialmente, no interior, foi baixa. Este ano, a Corregedoria Regional Eleitoral autorizou a utilização do WhatsApp, por conferir rapidez e maior facilidade de manuseio por parte dos mesários.

Servidores dos Cartórios Eleitorais estão entrando em contato com os mesários e explicando a necessidade de autorizar o recebimento da convocação por e-mail ou WhatsApp.

Dentre as vantagens da convocação eletrônica, estão o aumento da agilidade na convocação pelos Juízos Eleitorais, proporcionando ao eleitor maior comodidade e segurança, bem como a redução dos custos relacionados ao envio de cartas convocatórias por meio dos Correios.

Mesário Voluntário

O TRE do Ceará incentiva que os eleitores sejam mesários voluntários, considerando a importância de cada cidadão neste processo democrático. Para participar como Mesário Voluntário, faça sua inscrição aqui. O cidadão ao preencher o formulário já deve colocar e-mail e WhatsApp para contato.

Proteção

A Justiça Eleitoral fornecerá máscaras e álcool em gel para os colaboradores que atuarão nas Eleições 2020. A medida reforça os cuidados tomados pelo tribunal para resguardar a saúde de eleitores e servidores, nas Eleições de 2020, no contexto da pandemia de covid-19.

Benefícios em ser mesário

  • Dispensa do serviço pelo dobro dos dias prestados à Justiça Eleitoral (Art. 98, da Lei 9504/97);
  • Vale-alimentação para o dia da Eleição (1º e 2º turno, se houver);
  • Vantagem em desempate em concurso público, se houver previsão em edital;
  • Certificado de participação.

Quem não pode ser mesário

  • Não podem ser nomeados presidentes e mesários os menores de 18 (dezoito) anos;
  • É vedada a participação de parentes em qualquer grau ou servidores da mesma repartição pública ou empresa privada na
  • mesma Mesa, Turma ou Junta Eleitoral;
  • Os candidatos e seus parentes ainda que por afinidade, até o segundo grau, inclusive, e bem assim o cônjuge;
  • Os membros de diretórios de partidos desde que exerçam função executiva;
  • As autoridades e agentes policiais, bem como os funcionários no desempenho de cargos de confiança do Executivo;
  • Os que pertencerem ao serviço eleitoral.

Fonte: TRE CE

Eleições Informações Eleitorais Mesário

» Últimas Notícias